Galeria
Clique nas imagens para ampliar
A análise ergonômica é um processo de avaliação de riscos que foca na adaptação adequada entre produtos, ferramentas, equipamentos, máquinas, local de trabalho e as características físicas, mentais e sociais dos seres humanos. É considerada uma das principais ferramentas da ergonomia, cujo objetivo é aumentar o bem-estar e a segurança durante o desempenho de atividades de trabalho, além de melhorar a qualidade de vida e a produtividade no ambiente laboral.
O QUE É ANÁLISE ERGONÔMICA?
Análise ergonômica é um conjunto de técnicas que tem por objetivo buscar soluções para que as pessoas realizem suas atividades de maneira mais efetiva e segura, se integrando ao meio que as cerca. Ela estuda tanto o ambiente de trabalho quanto as características de quem vai utilizá-lo, adaptando tudo entre si para proporcionar um local de trabalho mais saudável, seguro, confortável e eficiente.
COMO FUNCIONA?
A análise ergonômica é uma metodologia que se divide, basicamente, em duas etapas: a de identificação de riscos e a de implantação das medidas preventivas. Primeiramente ela identifica exposições a riscos ergonômicos, buscando entender e mapear o trabalho que é realizado para concluir uma atividade. É feito um levantamento de informações a partir da observação do comportamento do trabalhador, dos movimentos e posturas durante o trabalho, do uso de ferramentas, equipamentos e materiais, além do ambiente de trabalho. Logo em seguida são traçadas medidas preventivas para correção de fatores de risco ergonômicos.
VANTAGENS DO USO DA ANÁLISE ERGONÔMICA:
- Melhora no desempenho de atividades;
- Redução no número de acidentes;
- Diminuição de lesões e prejuízos à saúde;
- Aumento da satisfação com o trabalho;
- Redução de gastos com saúde e segurança;
- Maior produtividade.
Ter uma análise ergonômica realizada em sua empresa é fundamental para oferecer segurança e bem-estar aos colaboradores. Por isso, conheça os serviços da SISTRA e invista na segurança e no bem-estar de sua equipe.