Galeria
Clique nas imagens para ampliar
A análise ergonômica do trabalho construção civil é uma ferramenta importante para identificar os riscos presentes na rotina diária dos trabalhadores dessa área. Ela é responsável por auxiliar na prevenção de acidentes de trabalho, melhorando a saúde e segurança dos empregados.
O QUE É ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO CONSTRUÇÃO CIVIL?
A análise ergonômica é um método usado para avaliar os riscos ergonômicos presentes no ambiente de trabalho de uma construção, sejam eles físicos, mentais ou técnicos. Ela tem como objetivo principal o bem-estar dos trabalhadores, sejam eles profissionais de construção civil ou não.
COMO FUNCIONA A ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO CONSTRUÇÃO CIVIL?
O processo de análise ergonômica do trabalho começa com a identificação dos fatores de risco presentes no ambiente de trabalho. Em seguida, é feita uma avaliação desses fatores, com a análise das cargas de trabalho, dos materiais adequados, entre outros.
Após isso, um plano de ação é elaborado para reduzir ou eliminar os riscos ergonômicos identificados.
VANTAGENS DA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO CONSTRUÇÃO CIVIL
- Redução de acidentes de trabalho;
- Prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição de custos com licenças médicas;
- Maior satisfação dos trabalhadores.
A análise ergonômica do trabalho ajuda as empresas a evitar graves acidentes e reduzir custos com lesões e doenças relacionadas ao trabalho. Aumentar a segurança e prevenir acidentes favorecem também um melhor clima organizacional e aumentam a produtividade dos trabalhadores.
Se você busca, aumentar a segurança do trabalho de sua construção civil, conte com a Sistra para soluções em segurança do trabalho.